Logo LearningGuitar

ProgressĂ”es II–V–I đŸŽ¶

A progressĂŁo II–V–I Ă© uma das mais usadas em todo o mundo. EstĂĄ presente em estilos como jazz, MPB, bossa nova, pop e gospel. Ela cria um movimento natural entre tensĂŁo e resolução — o famoso "vai e volta" da harmonia.

💬 Pense nela como uma conversa: o II começa o assunto, o V cria expectativa e o I traz a resposta final.

đŸŽ” Estrutura da ProgressĂŁo

No campo harmĂŽnico maior, a sequĂȘncia Ă© formada assim:

GrauFunçãoTipo de AcordeExemplo (C maior)
IIPrĂ©-dominanteMenor com 7ÂȘDm7
VDominanteMaior com 7ÂȘ menorG7
ITĂŽnicaMaior com 7ÂȘ maiorC7M

🎾 Toque e perceba: Dm7 → G7 → C7M soa completo, natural e cheio de emoção. É o coração da mĂșsica tonal!

đŸŽ¶ AplicaçÔes na PrĂĄtica

Essa progressĂŁo aparece em diversos estilos. Veja alguns exemplos:

đŸŽč Jazz / Bossa Nova:

Dm7 → G7 → C7M → A7M → Dm7 → G7 → C7M

(Circular e sofisticada, base de muitas harmonias jazzĂ­sticas)

đŸŽ€ Pop / MPB:

Am7 → D7 → G7M → C7M

(Aqui, o mesmo conceito aparece com acordes equivalentes)

🎾 Louvor / Gospel:

Em7 → A7 → D7M

(Sensação de entrega e resolução espiritual)

💡 Dica de ouro: pratique a II–V–I em todas as tonalidades! Basta mover o mesmo padrĂŁo de acordes algumas casas Ă  frente — assim vocĂȘ se liberta de tocar apenas em DĂł. 😉

đŸ”„ Compreendendo a progressĂŁo II–V–I, vocĂȘ jĂĄ domina a base de grande parte das mĂșsicas modernas.