ProgressĂ”es IIâVâI đ¶
A progressĂŁo IIâVâI Ă© uma das mais usadas em todo o mundo. EstĂĄ presente em estilos como jazz, MPB, bossa nova, pop e gospel. Ela cria um movimento natural entre tensĂŁo e resolução â o famoso "vai e volta" da harmonia.
đŹ Pense nela como uma conversa: o II começa o assunto, o V cria expectativa e o I traz a resposta final.
đ” Estrutura da ProgressĂŁo
No campo harmĂŽnico maior, a sequĂȘncia Ă© formada assim:
| Grau | Função | Tipo de Acorde | Exemplo (C maior) |
|---|---|---|---|
| II | PrĂ©-dominante | Menor com 7ÂȘ | Dm7 |
| V | Dominante | Maior com 7ÂȘ menor | G7 |
| I | TĂŽnica | Maior com 7ÂȘ maior | C7M |
đž Toque e perceba: Dm7 â G7 â C7M soa completo, natural e cheio de emoção. Ă o coração da mĂșsica tonal!
đ¶ AplicaçÔes na PrĂĄtica
Essa progressĂŁo aparece em diversos estilos. Veja alguns exemplos:
đč Jazz / Bossa Nova:
Dm7 â G7 â C7M â A7M â Dm7 â G7 â C7M
(Circular e sofisticada, base de muitas harmonias jazzĂsticas)
đ€ Pop / MPB:
Am7 â D7 â G7M â C7M
(Aqui, o mesmo conceito aparece com acordes equivalentes)
đž Louvor / Gospel:
Em7 â A7 â D7M
(Sensação de entrega e resolução espiritual)
đĄ Dica de ouro: pratique a IIâVâI em todas as tonalidades! Basta mover o mesmo padrĂŁo de acordes algumas casas Ă frente â assim vocĂȘ se liberta de tocar apenas em DĂł. đ
đ„ Compreendendo a progressĂŁo IIâVâI, vocĂȘ jĂĄ domina a base de grande parte das mĂșsicas modernas.