Logo LearningGuitar

đŸŽ” Acordes Maiores e Menores Naturais

Antes de mergulhar em escalas e campos harmĂŽnicos, Ă© essencial entender os acordes naturais — os blocos fundamentais de praticamente todas as mĂșsicas. Aqui estĂŁo os acordes maiores, menores, alĂ©m dos sustenidos e bemĂłis.

🎾 Acordes Maiores

Os acordes maiores tĂȘm um som aberto, alegre e cheio de energia:

C – D – E – F – G – A – B

đŸŽ¶ Acordes Menores

JĂĄ os acordes menores tĂȘm um som mais suave e melancĂłlico:

Cm – Dm – Em – Fm – Gm – Am – Bm

#ïžâƒŁ Sustenidos

O sustenido (#) indica que a nota sobe meio tom, ou seja, vocĂȘ avança uma casa no violĂŁo.

C# – D# – F# – G# – A#

♭ Bemóis

O bemol (♭) indica que a nota desce meio tom, ou seja, vocĂȘ volta uma casa no violĂŁo.

Eb – Bb

⚖ Relação entre sustenidos e bemĂłis

Quando subimos no braço do violĂŁo usamos sustenidos (#) — quando descemos, usamos bemĂłis (♭). E algumas notas sĂŁo enarmĂŽnicas, ou seja, tĂȘm nomes diferentes mas o mesmo som.

D# = Eb
A# = Bb
F# = Gb
C# = Db
G# = Ab

Essas equivalĂȘncias sĂŁo muito Ășteis para compreender cifras e partituras — nĂŁo estranhe se vir D# em uma mĂșsica e Eb em outra: elas representam o mesmo som!

đŸš« Notas sem sustenido

As notas B (Si) e E (Mi) nĂŁo possuem sustenido natural, pois entre elas e as notas seguintes (C e F) jĂĄ existe apenas meio tom.

Entre E e F → meio tom
Entre B e C → meio tom

Por isso, na prĂĄtica, nĂŁo existe E# nem B#. Mas teoricamente, em certas escalas, esses nomes podem aparecer.

🎾 Visualizando no Braço do Violão

Imagine o braço do violão em pé:
Subir → sustenido (#) → notas ficam mais agudas đŸ”Œ
Descer → bemol (♭) → notas ficam mais graves đŸ”œ

←♭CC# / DbD♯→

(Subindo = sustenido / Descendo = bemol)