đ” Acordes Maiores e Menores Naturais
Antes de mergulhar em escalas e campos harmĂŽnicos, Ă© essencial entender os acordes naturais â os blocos fundamentais de praticamente todas as mĂșsicas. Aqui estĂŁo os acordes maiores, menores, alĂ©m dos sustenidos e bemĂłis.
đž Acordes Maiores
Os acordes maiores tĂȘm um som aberto, alegre e cheio de energia:
C â D â E â F â G â A â B
đ¶ Acordes Menores
JĂĄ os acordes menores tĂȘm um som mais suave e melancĂłlico:
Cm â Dm â Em â Fm â Gm â Am â Bm
#ïžâŁ Sustenidos
O sustenido (#) indica que a nota sobe meio tom, ou seja, vocĂȘ avança uma casa no violĂŁo.
C# â D# â F# â G# â A#
â BemĂłis
O bemol (â) indica que a nota desce meio tom, ou seja, vocĂȘ volta uma casa no violĂŁo.
Eb â Bb
âïž Relação entre sustenidos e bemĂłis
Quando subimos no braço do violĂŁo usamos sustenidos (#) â quando descemos, usamos bemĂłis (â). E algumas notas sĂŁo enarmĂŽnicas, ou seja, tĂȘm nomes diferentes mas o mesmo som.
D# = Eb
A# = Bb
F# = Gb
C# = Db
G# = Ab
Essas equivalĂȘncias sĂŁo muito Ășteis para compreender cifras e partituras â nĂŁo estranhe se vir D# em uma mĂșsica e Eb em outra: elas representam o mesmo som!
đ« Notas sem sustenido
As notas B (Si) e E (Mi) nĂŁo possuem sustenido natural, pois entre elas e as notas seguintes (C e F) jĂĄ existe apenas meio tom.
Entre E e F â meio tom
Entre B e C â meio tom
Por isso, na prĂĄtica, nĂŁo existe E# nem B#. Mas teoricamente, em certas escalas, esses nomes podem aparecer.
đž Visualizando no Braço do ViolĂŁo
Imagine o braço do violão em pé:
Subir â sustenido (#) â notas ficam mais agudas đŒ
Descer â bemol (â) â notas ficam mais graves đœ
(Subindo = sustenido / Descendo = bemol)