Logo LearningGuitar

🎶 Progressões Harmônicas Mais Usadas

🎸 O que são progressões harmônicas?

Uma progressão harmônica é uma sequência de acordes que cria uma sensação de movimento e emoção na música. Existem algumas combinações que se tornaram clássicas — usadas em milhares de canções — porque soam bem e funcionam em praticamente qualquer estilo.

As progressões abaixo são as mais populares e podem ser aplicadas em todas as tonalidades naturais. Basta seguir o mesmo padrão de graus do campo harmônico de cada tom — o segredo está na sequência, não nas letras dos acordes!

🎵 1–4–1–5

Entrada firme.

No tom de G: G / C9 / G / D9

No tom de A: A / D9 / A / E9

No tom de B: B / E9 / B / F#9

No tom de C: C / F9 / C / G9

No tom de D: D / G / D / A9

No tom de E: E / A9 / E / B9

No tom de F: F / Bb9 / F / C9

🎵 1–4–5–1

Energia e alegria.

No tom de G: G / C9 / D9 / G

No tom de A: A / D9 / E9 / A

No tom de B: B / E9 / F#9 / B

No tom de C: C / F9 / G9 / C

No tom de D: D / G9 / A9 / D

No tom de E: E / A9 / B9 / E

No tom de F: F / Bb9 / C9 / F

🎵 1–4–2–5

Emoção.

No tom de G: G / C9 / Am / D

No tom de A: A / D9 / Bm / E

No tom de B: B / E9 / c#m / F#

No tom de C: C / F9 / Dm / G

No tom de D: D / G9 / Em / A

No tom de E: E / A9 / F#m / B9

No tom de F: F / Bb9 / Gm / C

🎵 1–4–6–5–1

Encerramento triunfal.

No tom de G: G / C9 / Em / D9 / G

No tom de A: A / D9 / F#m / E9 / A

No tom de B: B / E9 / G#m / F#9 / B

No tom de C: C / F9 / Am / G9 / C

No tom de D: D / G9 / Bm / A9 / D

No tom de E: E / A9 / C#m / B9 / E

No tom de F: F / Bb9 / Dm / C9 / F

🎵 1–4–5–3–6

Movimentos de sentimento.

No tom de G: G7 / C / D / Bm / Em

No tom de A: A7 / D / E / C#m / F#m

No tom de B: B7 / E / F# / D#m / G#m

No tom de C: C7 / F / G / Em / Am

No tom de D: D7 / G / A / F#m / Bm

No tom de E: E7 / A / B / G#m / C#m

No tom de F: F7 / Bb / C / Am / Dm

🎵 1–5–4–2–5

Essa sequĂŞncia cria movimento e suavidade, com o acorde II (2) atuando como uma ponte que gera leve tensĂŁo antes de voltar ao dominante (V).

No tom de G: G / D / C / Am / D

No tom de A: A / E / D / Bm / E

No tom de B: B / F# / E / C#m / F#

No tom de C: C / G / F / Dm / G

No tom de D: D / A / G / Em / A

No tom de E: E / B / A / F#m / B

No tom de F: F / C / Bb / Gm / C

💡 Combina leveza e continuidade — perfeita para transições suaves entre verso e refrão.

🎵 1–5–6–4

Usada em pop, louvor e baladas.

No tom de G: G / D / Em / C

No tom de A: A / E / F#m / D

No tom de B: B / F# / G#m / E

No tom de C: C / G / Am / F

No tom de D: D / A / Bm / G

No tom de E: E / B / C#m / A

No tom de F: F / C / Dm / Bb

💡 É a progressão de hits como "Let It Be" (The Beatles) e "With or Without You" (U2).

🎶 1–5–6–3–4

Combina força, emoção e resolução — muito usada em pop e louvor.

No tom de G: G / D / Em / Bm / C

No tom de A: A / E / F#m / C#m / D

No tom de B: B / F# / G#m / D#m / E

No tom de C: C / G / Am / Em / F

No tom de D: D / A / Bm / F#m / G

No tom de E: E / B / C#m / G#m / A

No tom de F: F / C / Dm / Am / Bb

💡 Essa progressão tem um "clima" crescente, ótimo para versos e introduções.

🎵 1–6–2–5

Clássica no jazz, gospel e MPB.

No tom de G: G / Em / Am / D

No tom de A: A / F#m / Bm / E

No tom de B: B / G#m / C#m / F#

No tom de C: C / Am / Dm / G

No tom de D: D / Bm / Em / A

No tom de E: E / C#m / F#m / B

No tom de F: F / Dm / Gm / C

💡 Essa sequência cria uma sensação suave de continuidade e "ida e volta".

🎵 1–6–4–5

Muito usada em louvores e pop romântico.

No tom de G: G / Em / C / D

No tom de A: A / F#m / D / E

No tom de B: B / G#m / E / F#

No tom de C: C / Am / F / G

No tom de D: D / Bm / G / A

No tom de E: E / C#m / A / B

No tom de F: F / Dm / Bb / C

💡 Leve e emocional — transmite esperança e crescimento.

🎵 1–2–4–5

TĂ­pica de mĂşsicas alegres e otimistas.

No tom de G: G / Am / C / D

No tom de A: A / Bm / D / E

No tom de B: B / C#m / E / F#

No tom de C: C / Dm / F / G

No tom de D: D / Em / G / A

No tom de E: E / F#m / A / B

No tom de F: F / Gm / Bb / C

💡 Essa sequência é muito comum em músicas infantis e canções tradicionais.

🎵 6–4–1–5

Usada em pop e rock moderno.

No tom de G: Em / C / G / D

No tom de A: F#m / D / A / E

No tom de B: G#m / E / B / F#

No tom de C: Am / F / C / G

No tom de D: Bm / G / D / A

No tom de E: C#m / A / E / B

No tom de F: Dm / Bb / F / C

💡 Muito usada em refrões de músicas internacionais.

🎵 6–5–4–1

Cria movimento descendente e emocional.

No tom de G: Em / D / C / G

No tom de A: F#m / E / D / A

No tom de B: G#m / F# / E / B

No tom de C: Am / G / F / C

No tom de D: Bm / A / G / D

No tom de E: C#m / B / A / E

No tom de F: Dm / C / Bb / F

💡 Gera uma sensação de retorno e leveza — perfeita para encerramentos.

🎵 6–3–4–5–1

Progressão emocional e suave, com sensação de retorno natural.

No tom de G: Em / Bm / C / D / G

No tom de A: F#m / C#m / D / E / A

No tom de B: G#m / D#m / E / F# / B

No tom de C: Am / Em / F / G / C

No tom de D: Bm / F#m / G / A / D

No tom de E: C#m / G#m / A / B / E

No tom de F: Dm / Am / Bb / C / F

💡 Ideal para músicas lentas, introspectivas ou românticas. Traz sensação de conforto e resolução.

🎶 6–3–4–V/V–V/VI

Versão com dominantes secundários — adiciona tensão e um toque moderno.

No tom de G: Em / Bm / C / E / A7

No tom de A: F#m / C#m / D / G# / C#7

No tom de B: G#m / D#m / E / A# / D#7

No tom de C: Am / Em / F / A / D7

No tom de D: Bm / F#m / G / B / E7

No tom de E: C#m / G#m / A / C# / F#7

No tom de F: Dm / Am / Bb / D / G7

💡 Cria sensação de movimento e "empurrão harmônico". Muito usada em pagode, MPB e pop romântico.

🎶 1–2–5

Clássica progressão de preparação — usada para retornar ao início ou criar expectativa.

No tom de G: G / Am / D

No tom de A: A / Bm / E

No tom de B: B / C#m / F#

No tom de C: C / Dm / G

No tom de D: D / Em / A

No tom de E: E / F#m / B

No tom de F: F / Gm / C

💡 Ideal para transições suaves ou ponte entre partes da música.

🎵 2–5–1

A rainha das progressões do jazz.

No tom de G: Am / D / G

No tom de A: Bm / E / A

No tom de B: C#m / F# / B

No tom de C: Dm / G / C

No tom de D: Em / A / D

No tom de E: F#m / B / E

No tom de F: Gm / C / F

💡 É a base do jazz, da bossa nova e de boa parte da MPB.

🎵 1–4–5

A sequĂŞncia mais antiga e universal.

No tom de G: G / C / D

No tom de A: A / D / E

No tom de B: B / E / F#

No tom de C: C / F / G

No tom de D: D / G / A

No tom de E: E / A / B

No tom de F: F / Bb / C

💡 É o coração do blues, do rock e de muitas músicas tradicionais.

🎵 1–5–6

Perfeita para mĂşsicas pop, baladas e louvores tranquilos.

No tom de G: G / D9 / Em

No tom de A: A / E9 / F#m

No tom de B: B / F#9 / G#m

No tom de C: C / G9 / Am

No tom de D: D / A9 / Bm

No tom de E: E / B9 / C#m

No tom de F: F / C9 / Dm

💡 Simples, elegante e versátil — ótima para introduções, refrões ou transições suaves.

🎵 5–4–1

ProgressĂŁo de retorno e fechamento.

No tom de G: D / C / G

No tom de A: E / D / A

No tom de B: F# / E / B

No tom de C: G / F / C

No tom de D: A / G / D

No tom de E: B / A / E

No tom de F: C / Bb / F

💡 Ideal para finais de música — dá sensação de conclusão e repouso.

🎵 6–1–5-4-5

Essa sequĂŞncia tem um toque emocional e resolutivo.

No tom de G: Em / G / D / C / D

No tom de A: F#m / A / E / D / E

No tom de B: G#m / B / F# / E / F#

No tom de C: Am / C / G / F / G

No tom de D: Bm / D / A / G / A

No tom de E: C#m / E / B / A / B

No tom de F: Dm / F / C / Bb / C

💡 Cria um fluxo emocional com final aberto — perfeita para pontes e transições que convidam o ouvinte a continuar.

🎵 5–4–5–1

Transição.

No tom de G: D9 / C9 / D9 / G

No tom de A: E9 / D9 / E9 / A

No tom de B: F#9 / E9 / F#9 / B

No tom de C: G9 / F9 / G9 / C

No tom de D: A9 / G9 / A9 / D

No tom de E: B9 / A9 / B9 / E

No tom de F: C9 / Bb9 / C9 / F

🎶 4–3–4–6

Passagem moderna e emotiva, comum em músicas de adoração e pop contemporâneo.

No tom de G: C / Bm / C / Em

No tom de A: D / C#m / D / F#m

No tom de B: E / D#m / E / G#m

No tom de C: F / Em / F / Am

No tom de D: G / F#m / G / Bm

No tom de E: A / G#m / A / C#m

No tom de F: Bb / Am / Bb / Dm

💡 Gera uma sensação de "ida e volta" suave, perfeita para partes mais sentimentais.

🎶 4–3–4–5–1–6–3–4–5–1

Essa sequĂŞncia cria um movimento envolvente e circular, com o acorde III servindo de ponte suave entre o IV e o V.

No tom de G: C / Bm / C / D / G / Em / Bm / C / D / G

No tom de A: D / C#m / D / E / A / F#m / C#m / D / E / A

No tom de B: E / D#m / E / F# / B / G#m / D#m / E / F# / B

No tom de C: F / Em / F / G / C / Am / Em / F / G / C

No tom de D: G / F#m / G / A / D / Bm / F#m / G / A / D

No tom de E: A / G#m / A / B / E / C#m / G#m / A / B / E

No tom de F: Bb / Am / Bb / C / F / Dm / Am / Bb / C / F

💡 Transmite sensação de crescimento e continuidade — ótima para refrões que evoluem e voltam com força.

🎶 1–5–6–3–4–1–2–5–4–3–4–6–2–5–1

Uma progressĂŁo longa e envolvente, perfeita para louvores e mĂşsicas emocionais.

No tom de G: G / D / Em / Bm / C / G / Am / D / C / Bm / C / Em / Am / D / G

No tom de A: A / E / F#m / C#m / D / A / Bm / E / D / C#m / D / F#m / Bm / E / A

No tom de B: B / F# / G#m / D#m / E / B / C#m / F# / E / D#m / E / G#m / C#m / F# / B

No tom de C: C / G / Am / Em / F / C / Dm / G / F / Em / F / Am / Dm / G / C

No tom de D: D / A / Bm / F#m / G / D / Em / A / G / F#m / G / Bm / Em / A / D

No tom de E: E / B / C#m / G#m / A / E / F#m / B / A / G#m / A / C#m / F#m / B / E

No tom de F: F / C / Dm / Am / Bb / F / Gm / C / Bb / Am / Bb / Dm / Gm / C / F

1 (Tônica) → Base e repouso5 (Dominante) → Puxa pro 16 (Relativo menor) → Emoção3 (Mediante) → Transição suave4 (Subdominante) → Estabilidade2 (Pré-dominante) → Prepara o 5

💡 Dica: toque com batidas leves e ênfase no 1º e 5º graus. Essa sequência é ótima para refrões e finais emocionantes.

🚀 Agora que você conhece as progressões mais usadas, tente aplicá-las em músicas que você já toca ou compõe.